André Gilberto Boelter Ribeiro


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segunda-feira, 16 de março de 2009

LIDERANÇA E GESTÃO EMPRESARIAL

1 INTRODUÇÃO

Uma exigência do mercado econômico e capitalista é que as empresas e organizações do século XXI tenha um rendimento progressivamente positivo, que supere suas próprias marcas. Isso leva muitas empresas a entrarem em determinada crise de identidade por não terem uma marca padrão. A dinamicidade atinge os valores da empresa e consequentemente chega a esfera interna ou organizacional.

Os funcionários são considerados como uma máquina, um produto que precisa render mais e mais. O lucro para essas empresas é o maior objetivo. Quando se fala em saúde do trabalhador, benefícios, entre outros direitos, é por obrigatoriedade legal.

Assim sendo, muitas empresas não conseguem formar uma liderança interna por faltar-lhes requisitos humanizadores da administração moderna, ficando enfraquecida dia-a-dia. Notando isso, formam-se empresas ou escritórios especializados na condução interna de liderança, arrecadando muito dinheiro com isso. Tal acontecimento ocasiona inúmeras alterações no processo de administração empresarial? Em que estas empresas se baseiam para promover uma melhora na qualidade?
2 ASSESSORIA EM LIDERANÇA

2.1 OBJETIVOS DA ASSESSORIA EM LIDERANÇA

O objetivo destas organizações é geralmente prestar serviços de consultorias, palestras e treinamentos na área de liderança aos gerentes das organizações em diversos segmentos promovendo a melhoria contínua nos processos de desenvolvimento gerencial.

O Pentágono Organizacional é uma destas empresas que prestam assessoria e tem como objetivo “aprimorar e desenvolver o estilo e a capacidade de liderança dos colaboradores que exercem chefia em empresa, com a finalidade de aumentar os níveis de competências de trabalho na organização. Trata-se de uma poderosa ferramenta de T&D capaz de melhorar significativamente a produtividade e o desempenho da empresa no mercado.” (PENTÁGONO, 2008).

Essas empresas se baseiam em estudos sobre o comportamento humano. E dentre os benefícios prometidos aos líderes que optam pela contratação de seus serviços elenca-se:

O desenvolvimento de sensibilidade para perceber as verdadeiras intenções das pessoas; percepção para reconhecer rapidamente a lógica de ação dos liderados;
Aumento da capacidade para comunicar-se de modo a exercer influência, inspiração e inteligência; refinamento das habilidades que permitem conduzir liderados ao objetivo comum da organização;
Desenvolvimento de habilidades, comportamentos e crenças, tendo como referência os maiores líderes da Humanidade;
Avanço significativo, profundo e realista no processo de auto-conhecimento; aprimoramento da habilidade de fazer escolhas, tomar decisões e entrar em ação nos momentos de estresse e adversidades;
Aumento da capacidade de manter o equilíbrio e o foco nos momentos de turbulência; conhecimento para utilizar o poder da natureza humana a seu favor;
Conhecimento e domínio de avançadas técnicas de negociação inconsciente; capacidade para alinhar missão, visão, valores e objetivos pessoais com os da empresa e fazer o mesmo com seus liderados;
Novos aprendizados sobre como identificar, desenvolver e reter talentos;
Desenvolvimento de um estilo de liderança Humanístico, por meio da mobilização de potencialidades humanas como elemento de auto-realização. (PENTÁGONO, 2008).


2.2 RESULTADOS PROMETIDOS

A Pentágono Organizacional promete que os resultados positivos que podem ser obtidos ao contratar uma empresa de liderança em liderança é a “melhora do clima organizacional; aumento da motivação na empresa; aumento da produtividade individual; melhor rendimento no trabalho em equipe; maior perspectiva de rentabilidade no mercado; gerentes, Supervisores e Diretores mais influenciadores, mais realizadores e mais focados nos objetivos organizacionais; aumento da identificação dos colaboradores com a empresa; e melhores condições para aplicação de um padrão de liderança humanístico e sistêmico.” (PENTÁGONO, 2008 – grifo nosso).

Já a MBianchini Assessoria Empresarial (2008, p.01 – grifo nosso) promete como vantagens uma visão atual dos serviços, qual é a sua importância dentro do contexto mercadológico e como se diferenciar da concorrência, uma visão panorâmica das Teorias de Liderança, conhecer os estilos de liderança e desenvolver as competências da liderança que estão classificadas em dois grupos: Liderar em cenário de mudança e Liderar Pessoas.

Além disso, ainda são apresentadas como produto da aquisição dos serviços o desenvolvimento de habilidades técnicas da liderança, de competências interpessoais que são as habilidades e características pessoais que contribuem para se atingir um desempenho de alto nível e o aprendizado das habilidades técnicas, comportamentais, traços e qualidades pessoais como um conjunto de fatores que formam uma competência.


3 LIDERANÇA E EMOTOLOGIA

È inevitável cair na tentação de definir liderança e delimitar um terreno a que ela se aplique. Todavia, é um trabalho inútil quando se trata de um conceito subjetivo e dinâmico como esse. Souza (2006, s/p) diz que “existem inúmeras definições sobre liderança e poderíamos escrever um livro com centenas de páginas sobre seus significados, e, ainda assim, gerar mais questionamentos sobre as diferenças entre cada um deles, em vez de encontrar respostas claras e objetivas”.

As assessorias em liderança tendem a trabalhar com a emotologia, isto é, “uma palavra híbrida formada do latim e(x) “para fora”, motus, “movimento” e o grego lógos, “tratado, descrição”.” (SOUZA, 2006, s/p).

O trabalho consiste em uma mudança no modelo mental para poder expressar verdadeiramente um novo comportamento, nas mais diversas situações do cotidiano, mobilizando o sistema límbico no processo de aprendizagem desse novo modelo mental e aplicá-lo na prática, até que se torne espontâneo, devido a estímulos externos ou internos. Souza (2006, s/p) afirma que é o Sistema Límbico o responsável pela programação e gerenciamento de ambos os sistemas. Portanto, a resolução da problemática de liderança não se resolve apenas com a vontade dos gerenciadores do serviço, mas principalmente dos líderes. E que isso leva certo tempo para que haja resultados.

SOUZA (2008, s/p) afirma ainda que a emotologia é:

A emotologia é um corpo de conhecimentos sistematizados com base em elementos das neurociências e da física quântica, que, adquiridos via observação direta, identificação, descrição, investigação experimental, pesquisa e explicação teórica de determinadas categorias de fenômenos e fatos, são metódica e racionalmente formulados para promover o desenvolvimento das potencialidades humanas como elemento de autopreservação.

A assessoria em liderança em seus cursos trabalha através dos processos mentais – das emoções, do intelecto, da motivação, do aprendizado, da memória, do comportamento e muitas outras funções cerebrais do mais alto nível, que apresenta um elo essencial entre a mente e o corpo, refletindo na aquisição de atitudes de liderança.


4 CONCLUSÃO

Nesse trabalho verificou-se que a liderança é um mecanismo de mobilização de equipes para alcançarem lucro a uma empresa. Ocorre que muitas delas por não disporem de líderes eficientes e ativos e precisando melhorar isso em suas empresas optam pela contratação de assessorias em lideranças, ou seja, empresas que trabalham no desenvolvimento de habilidades de liderança. A busca de profissionais que tenham características de liderança e possuam atitudes de líder afetivamente só aumenta o número destas empresas. Os objetivos destas empresas de assessoria pretendem valorizar o capital humano que as empresas dispõem e realçar as qualidades boas. As inúmeras promessas que o contratante pretende adquirir não dependem somente dos prestadores de serviço. É necessário que haja uma verificação na seleção dos participantes e a manifestação de desejo em tornar-se portador de habilidades ligadas a liderança.

Para mobilizá-los a esse desempenho as assessorias utilizam-se de instrumentos baseados em emotologia, isto é, uma área de estudos que possibilita conhecer o humano e trabalhar com esse conhecimento. Por isso, a melhor saída para as empresas e organizações do século XXI é utilizarem-se desta assessoria para o treinamento e a formação de líderes. Investindo nos recursos humanos certamente terão retorno.

5 REFERÊNCIAS

MBIANCHINI. MBianchini Assessoria Empresarial. Disponível em: http://mbianchini.com.br/ Acesso em: 17/05/2008.

PENTÁGONO. Pentágono Organizacional. (2008) Disponível em: http://www.capacitacao emlideranca.com.br/index.asp. Acesso em: 17/05/2008.

SOUZA, Gilberto de. Liderança e Emotologia. (2006) Disponível em: http://www.capacitacaoe mlideranca.com.br/artigos_sobre_lideranca_e_emotologia.asp. Acesso em: 17/05/2008.
________________. Breve Histórico da Emotologia. (2008) Disponível em: http://www.cidadedo cerebro.com.br/emotologia_emotopedia_superinteligencia.asp. Acesso em: 17/05/2008.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu faço curso d gestao empresarial e eu adoro faze curso gostei desta pagina bjs