André Gilberto Boelter Ribeiro


Textos, Artigos Públicados, Reportagens citadas, Fotos, entre outros assuntos.

quarta-feira, 2 de março de 2011

PLANOS PÓS-CARNAVAL

É comum ouvirmos dizer que é depois do carnaval que o ano inicia. Assim, aceitando essa máxima, pode-se afirmar que é nesse dia nove de março que iniciou-se efetivamente o dois mil e onze. É valido então fazer algumas questões sobre esse fato: quais são seus planos? O que está no centro de sua expectativa nesse ano novo? O que você deixou de fazer o ano passado será prioridade nesse ano que se inicia?
Parece que estamos relendo um texto sobre planejamento que outrora fora publicado, porém não falaremos disso e sim de motivação. Ao se questionar quais os planos que estão na lista para serem realizados, implicitamente perguntamos se há motivação suficiente para alcançar os objetivos propostos? Não há planejamento que se sustente se não tivermos uma boa dose de ânimo e boa vontade para realizá-los. E isso se dá somente quando temos algum beneficio próprio a ser recebido, mesmo que seja algo extremamente objetivo, como um simples reconhecimento.
Pode-se definir a motivação é uma força interna que move as pessoas a realizarem dada ação ou feito. No entanto, essa motivação não nasce do interior humano por si só, ela depende de um fator externo, quase como se fosse um prêmio pelo alcance de tal objetivo. Não há que se falar em motivação sem falar em satisfação de necessidade. O pessoal sempre está implícito nas relações humanas, independente de qual for a relação.
Tendo em vista isso, cabe questionar sobre o que está no centro das expectativas nesse ano novo que se inicia no pós-carnaval? Se as satisfações das necessidades individuais fazem parte de todo o enredo motivacional, é lícito afirmar que tudo o que realizamos tem um interesse próprio implícito. Cabe então, descobri-lo sempre que parecermos desmotivados, seja desde um reconhecimento no trabalho, elogio ou promoção, ou então uma bonificação pecuniária, por assiduidade ou rendimento, por exemplo. Intrinsecamente a cada objetivo tem-se sempre um desejo/beneficio pessoal, como num elo.
O que você deixou de fazer ou não alcançou no ano passado será prioridade nesse ano que se inicia? Partindo dessa outra questão, volta-se ao ponto da motivação: os desejos do ano passado ainda são relevantes para esse novo ano? Os desejos do ano passado ainda trarão benefícios pessoais para serem realizados. O contexto que envolve os sujeitos determina muitos de seus objetivos e sonhos.
É nesse reinicio de ano, que parece existir somente no Brasil, que são estabelecidas metas e estratégias para um ano que começa com déficit de dois meses de estagnação. Mesmo que muito se questione sobre o porquê de muitos atrasos em nosso país.

Nenhum comentário: