André Gilberto Boelter Ribeiro


Textos, Artigos Públicados, Reportagens citadas, Fotos, entre outros assuntos.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

comentário: O que faz um gestor.


O texto aborda a existência da gestão como um importante fato do século XX, até mais importante que as tecnologias inventadas nas últimas décadas, e ponta alguns caminhos que o gestor deve e não deve seguir. Diante de inúmeros exemplos que o texto expõe a questão de que ele deve gerar valores, mesmo e principalmente quando não há possibilidade ou oportunidades, como no exemplo da cidade sem empregos, um gestor é alguém essencial para o desenvolvimento organizacional. Esse profissional deve ter em foco o planejamento, o conhecimento do contexto do público alvo, para ter casos de sucesso. Existe um contexto que deve ser observado e considerado na implementação de qualquer projeto, sabendo e aceitando suas condições.

O texto cita exemplos não bem sucedidos de atuações de gestores que tinham focos na ação e não nos resultados.

O gestor deve ser alguém capaz de solucionar problemas, saber as articulações do mercado em que está envolvido, bem como ter a capacidade de adaptação de velhos modelos às novas tecnologias, como é o caso da venda ponto-com. Dentro dessa perspectiva, ainda deve ter aptidão de transformar algo que seria comum, em algo que traga benefícios a um determinado grupo de pessoas pelo menos.

Além disso, dever saber e ser um bom estrategista, criando situações que sejam difíceis até de serem copiadas, devendo ter como característica a capacidade de decisão.

Vê-se um exemplo de falta de visão no setor público, onde os gestores não têm a mentalidade da “gestão”. Os quais deveriam traçar metas e acompanhar os resultados, empreendendo esforços nisso, e não no esforço.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ROMPER DO PRECONCEITO COM O MUNDO RURAL


O objetivo deste trabalho foi contextualizar o trabalho no ensino fundamental com educação do campo para toda a comunidade escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nenê Boava em Dois Irmãos das Missões - RS. Estabelecer valores e criar ações para que a comunidade participe da escola para a construção de conhecimento contextualizado (Educação do Campo). Formar a comunidade escolar para trabalhar e valorizar o viver campesino.

 
Público Alvo: Funcionários, Professores, Alunos e Pais.


Preconceito e conceito distorcido: Não há uma clareza no conceito de educação do campo para os professores, os funcionários, os alunos e os pais. Ainda estão ligados a uma visão de miséria e desconhecimento. Está embutida em seu conceito uma visão de baixa produtividade e de trabalho atrasado. O Projeto consiste em mudar esse conceito distorcido.



Capacitação: A capacitação ocorre em dois momentos: a capacitação dos pais, professores e funcionários que recebem cursos e oficinas para conhecer e desenvolver suas atividades visando um ideal empreendedor e produtivo. No segundo momento, os professores trabalham com os alunos o mesmo conteúdo abordado no curso e oficina de forma interdisciplinar e intertextual.


Parcerias: As parcerias até então estabelecidas: EMATER – DIM, Séc. Mun. Agricultura, Sec. Mun. Saúde, SENAR/RS, e STR-DIM.


Articulação Teoria-Prática – A articulação entre a teoria e a prática se dá com o estudo em sala de aula e a saída a campo, com visitas e atividades práticas em propriedades próximas a da escola, para identificar o que está correto e o que não está.



Resultados Econômicos: Espera-se que de posse dos conhecimentos necessários para desenvolver as atividades, os educandos e seus pais, trabalhem na sua propriedade aumentando sua produção e conseqüente lucratividade, elevando a qualidade de vida, sem que precise fazer grandes investimentos.



Instrumentos de Política social e educativa - Busca-se efetivar uma política social e educativa da comunidade rural de Dois Irmãos das Missões considerando que essa escola não atende somente aos alunos da comunidade da Linha Progresso onde está localizada. Informa-se mais, trabalha-se tecnicamente, produz-se mais, sem que com isso a formação humanística seja prejudicada.