André Gilberto Boelter Ribeiro


Textos, Artigos Públicados, Reportagens citadas, Fotos, entre outros assuntos.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

4 PONTOS PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS EM 2013



O ano começou, traçamos nossos objetivos e estratégias,  estamos no 16º dia e o que temos feito para alcançá-los?
O que me fez pensar nisso foi um texto do msn que trata de quatro passos para os objetivos desse novo ano:  priorizar, pagar o preço, seguir em frente e adaptar-se (autora do texto do msn: Samara Teixeira). É importante ressaltar que queremos emagrecer, comprar um carro ou então fazer um curso, mas não priorizamos isso, acabamos comendo um pedaço de torta a mais, gastanto a prestação do carro em uma roupa, gastanto a mensalidade do curso em uma noite de festa. Para alcançar há que se pagar o preço, ou seja, abrir mão de muitas coisas que também desejamos, mas não na mesma intensidade dos objetivos.
Quando se fala em seguir em frente há que lembrar que isso enseja deixar algumas coisas para o passado, quem sabe, até velhos habitos que nos faziam bem, para finalmente, se adaptar as novas circustâncias.
Se quero emagrecer, não posso comer o que é super calórico, tenho que pagar o preço de ver e não me esbaldar em doces e gorduras, tenho que deixar de ver a novela predileta para praticar exercícios físicos. Quem sabe ir a balada e não beber a "loirinha gelada", adaptar-se a nova realidade. E assim, segue-se para os demais exemplos.
Um grande problema, instaurado pelos meios de comunicação e pela cultura em geral é que as pessoas de um modo amplo são imediatistas e querem tudo da noite para o dia, ou seja, começo um regime hoje e dentro de uma semana quero perder os quilos que acumulei durante anos.
Comecei a trabalhar ontem e quero ocupar o cargo de gerência ou presidência da empresa.
 
Interessante é a proposta de escalonamento de objetivos, ou seja,  um objetivo grande dividido em pequenas partes, assim, sempre parecerá estar em evolução e não haverá decepção. A clareza dos objetivos e metas a serem alcançadas é muito importante: o que é? ONde encontrar? Tempo que levarei para chegar lá?  E ali?
 
É preciso entregar-se a busca dos objetivos de forma consciente e racional, pois quando nos entregamos de forma emotiva, acabamos por não ver muitos detalhes importantes na jornada, e erros acontecem frequentemente. 
 
O que nos consola é que não há remédios para decepções, nem receita para viver a vida. O que vale é aproveitar e tirar lições para seguir o caminho.

Nenhum comentário: